Terça-feira 30 de Abril de 2024
Breves

Fátima uniu-se aos jovens em Sidney

Peregrinação Internacional Aniversária de Julho levou milhares de peregrinos ao Santuário da Cova da Iria

A 23ª Jornada Mundial da Juventude, o maior evento juvenil do mundo católico, que este ano é celebrado em Sidney, na Austrália, na presença de Bento XVI, foi recordada na manhã de 13 de Julho em Fátima, por ocasião da Eucaristia da Peregrinação Internacional Aniversária de Julho, presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

No momento da Oração dos Fiéis, foi motivo de especial evocação esta viagem do Papa à Austrália. "Pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, para que por ocasião do Dia Mundial da Juventude, que está a ser celebrado em Sidney, na Austrália, desperte nos jovens o fogo do amor divino que os transforme em semeadores de esperança por uma nova humanidade", rezaram os fiéis em Fátima.

Milhares de peregrinos que participaram na Eucaristia da Peregrinação Aniversária de Julho. O facto de o dia 13 coincidir com o Domingo, e também talvez pelo bom tempo registado, trouxe a Fátima muitas famílias e outros grupos.

Durante a homilia, D. Joaquim Mendes apelou à redescoberta e à valorização da Palavra de Deus nas comunidades cristãs :"A Palavra responde à situação do nosso mundo, a todos aqueles que obstinadamente se fixam somente no terreno pedregoso e com espinhos onde a semente se perde; que procuram sublinhar o insucesso do Reino, descredibilizando a Igreja, procurando remetê-la para a esfera do privado. A Palavra é um convite à esperança de crentes e não crentes, para que abram os olhos para ver a luz, a verdade e o bem, os frutos da semente da Palavra que germina no coração de tantos homens e mulheres e nas comunidades cristãs, que, no silêncio, na humildade e na discrição produzem, “umas, cem; outras, sessenta; outras, trinta por um”.

Estes são todos aqueles que escutam a voz de Cristo e dão testemunho da verdade de Deus, hoje, no mundo", afirmou D. Joaquim Mendes.

Antes de bênção final, durante a Eucarista do dia 13 de Julho, o Bispo de Leiria-Fátima saudou os peregrinos e agradeceu a D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, a vinda a Fátima para presidir a esta peregrinação internacional.

D. António Marto saudou os peregrinos em vários idiomas e recordou-lhes que, tal como Nossa Senhora disse à Vidente Lúcia que nunca a deixaria e que o Seu Imaculado Coração seria o seu refúgio e o caminho que a levaria a Deus, Maria nunca deixa os seus filhos, nunca os abandona.

"Peço-vos que leveis esta consolação, este encorajamento, esta palavra do bom caminho para as vossas casas, para as vossas famílias", afirmou.

D. António saudou de modo especial todos os doentes, manifestando-lhes a sua ternura, proximidade e presença e também a lembrança na oração.

Às crianças, o Bispo de Leiria-Fátima deixou uma mensagem de votos de boas férias. "Daqui de cima, abraço-vos e abençoo-vos a todos com o desejo de boas férias", exclamou.

Verifique também

Photo/Gregorio Borgia | D.R.

Papa Francisco pede à Imaculada Conceição que a Igreja possa «andar contracorrente»

O papa Francisco rezou hoje diante da imagem da Imaculada Conceição localizada na Praça de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.