Tomada de posse dos Órgãos Sociais da SSVP, P
Tomaram posse no dia 16 de Março no Externato de São Vicente de Paulo em Lisboa, na presença dos vários Ramos da Família Vicente e alguns ilustres convidados, os novos Órgãos Sociais da Sociedade de São Vicente de Paulo em Portugal para o quadriénio 2024-2027.
Após a tomada de posse seguiu-se uma Eucaristia de Ação de Graças celebrada pelo Visitador da Congregação da Missão, Pe. Pedro Guimarães, CM, e animada por um coro da Juventude Mariana Vicentina, com a presença de representantes dos vários Ramos da Família Vicentina em Portugal. Foi com espírito de fraternidade e alegria que terminamos com um Porto de Honra.
Com o lema para este mandato Unidos por todos e para todos em Cristo, a nova direção agradeceu o trabalho desempenhado pela anterior direção e no seu discurso a presidente do Conselho Superior de Portugal realça as palavras do Papa Francisco no Centro Paroquial de Serafina a 4 de agosto de 2023: fazer bem, juntos, agir no concreto não só com ideias e estar próximo dos mais frágeis. Esta é a missão vicentina, para fazer o bem juntos hoje é necessário envolver todos na procura de soluções, construir comunhão, construir pontes.
São Vicente de Paulo, à medida que identificava os problemas, de uma forma colaborativa procurava soluções, para isso fundou a Congregação da Missão e a Companhia das Filhas da Caridade. É preciso ler a realidade em que vivemos, como fez Frederico Ozanan em 1833 quando com um grupo de amigos fundou as Conferências Vicentinas e agir em conformidade.
A consciência da nossa fragilidade humana e a certeza de que Deus nos habita a todos – sem exclusão – e nos capacita para a missão, é a força que anima o caminho para a prática do ministério da caridade na SSVP. Uma caridade bem alicerçada nas virtudes Vicentinas e em fidelidade ao nosso Carisma.
Que São Vicente de Paulo e Frederico Ozanan nos inspirem e sejam sempre o horizonte para o caminho de serviço na SSVP com caridade e justiça.
Lista dos Órgãos Sociais para este quadriénio:
Assembleia Geral
Luís Filipe Jesus Silva
Adelina Mª Rocha Almeida
Direção Nacional
Fernanda Mª de Freitas Dias Gonçalves Capitão
Teresa da Conceição Pinheiro de Carvalho
Lisete da Conceição Paranhos de Oliveira
Paulo Aloisio Edmond Reis da S. Augusto
Vasco Rodrigues Ferreira
Egídia Queirós Martins
Nuno Álvaro de Andrade Santos
Conselho Fiscal
Joaquim Augusto Ferreira da Silva
Maria Isabel Gomes Brandão
Manuel Fernando Carvas Guedes