
Roma, 1.º de agosto de 2025 – Um momento histórico e emocionante marcou o 3.º Encontro Internacional de Coordenadores Nacionais de Jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e o Jubileu dos Jovens, realizados em Roma: o encontro dos jovens vicentinos com Wanda Frassati, sobrinha de 98 anos do beato Pier Giorgio Frassati, que será canonizado em breve.
O encontro foi possível graças à intermediação do consócio Willian Alves (Coordenador Territorial da Zona 2 da América 3 do Conselho Geral Internacional e vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil da SSVP). Durante o período em que atuou como Delegado Internacional de Juventude do CGI, Willian estabeleceu contato com Wanda, filha da única irmã do futuro santo, e desde então ambos mantêm conversas sobre a juventude vicentina.
Em uma dessas conversas, Wanda revelou um fato significativo: a SSVP era a organização preferida de Pier Giorgio, e ele chegou a escrever em seu diário que “jamais deixaria as Conferências de São Vicente de Paulo”.

O Encontro
Devido a compromissos prévios, Wanda não pôde participar diretamente do evento oficial, mas fez questão de se encontrar com as e os jovens. A reunião foi marcada para a Basílica de Santa Maria sopra Minerva, no mesmo local onde estava exposta a relíquia com o corpo do beato Frassati.
No Auditório Papa João Paulo II, Wanda conversou em privado com as e os jovens, respondeu perguntas e compartilhou lembranças sobre o seu tio. Ao ser consultada acerca da relação dele com a SSVP, respondeu:
“Para Frassati, a Conferência era um lugar propício para encontrar-se com Jesus — comungava todos os dias — e para encontrar-se, por meio das pessoas pobres, com o próprio Cristo.”
Wanda sublinhou que tudo o que se relacionava ao social e ao cuidado de quem necessita atraía profundamente Pier Giorgio, que esteve envolvido em diversas causas sociais e manteve até seus últimos instantes a lembrança das pessoas pobres atendidas por sua conferência, deixando inclusive um bilhete com essa preocupação pouco antes de morrer.
Troca de presentes e emoção
A atual Delegada Internacional de Juventude da SSVP, a consócia Juliana Rosa da Silva, agradeceu emocionada a presença de Wanda e lhe entregou uma bandeira da SSVP Juvenil. Wanda, sorridente, afirmou que a colocaria no quarto de Frassati em Turim, como símbolo do amor dele pela SSVP. Jovens de diferentes países também presentearam Wanda com bandeiras e lembranças culturais.
No diálogo, Wanda recordou também a canonização de seu tio, inicialmente prevista para 3 de agosto, agora confirmada para 7 de setembro de 2025, que será celebrada pelo papa Leão XIV.
Repercussão
O presidente-geral manifestou seu apreço pelo encontro, afirmando que o momento significa muito para a SSVP:
“Ter um santo jovem e atuante como foi Pier Giorgio Frassati, participante ativo das Conferências Vicentinas de Turim, é um orgulho e um grande estímulo para a juventude vicentina no mundo.”
Para Willian Alves, o encontro foi um verdadeiro presente:
“Foi uma oportunidade única para que as e os jovens da SSVP estivessem tão perto de Frassati, por meio de sua sobrinha, e ao mesmo tempo venerassem as relíquias do futuro santo.”
Assim, entre sorrisos, lembranças e bênçãos, as e os jovens vicentinos viveram em Roma um capítulo que ficará marcado na história da SSVP, reforçando o laço espiritual e missionário que une gerações em torno do carisma vicentino.
Conselho Geral Internacional




