É uma atividade que reúne os elementos das 36 Conferências de São Vicente de Paulo que exercem a sua missão caritativa na Madeira e Porto Santo e que se efetua sempre no primeiro Domingo da Quaresma. O Dia Vicentino deste ano teve como orador o Padre Pedro Nóbrega, pároco da Nazaré, uma das paróquias dos arredores da cidade do Funchal, que falou do tema «Não amemos só com palavras mas também com obras».
D. António Carrilho, Bispo do Funchal, esteve presente no início das atividades tendo palavras de agradecimento pelo notável trabalho que os Vicentinos realizam na Diocese do Funchal incentivando-os a prosseguir no tão importante serviço aos carenciados.
Fez a entrega ao presidente do Conselho Central de um cheque no valor de dez mil euros para que seja distribuído pelas Conferências de modo a ajudar quem mais precisa. Esta importância é oriunda do Fundo Social Diocesano e é mais uma importante achega para fazer às muitas solicitações de apoio que os Vicentinos têm, como destacou Diamantino Santos, presidente daquele Conselho.
O ofertório foi organizado pela Conferência Vicentina da paróquia da Nazaré sendo a Eucaristia solenizada pelo grupo coral da paróquia de Gaula.
Seis Vicentinos da paróquia da Nazaré e de Santa Cecília fizeram o seu compromisso.
Sílvio Mendes