No próximo dia 14 de agosto, será comemorado o DIA INTERNACIONAL DAS CONSÓCIAS, uma justa homenagem instituída em 2020 pelo Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
A data foi estabelecida em reconhecimento ao dedicado e essencial trabalho de caridade exercido pelas mulheres na caminhada das Conferências Vicentinas, junto aos pobres e na defesa dos mais vulneráveis.

Quando a homenagem foi criada, em 2020, eu me encontrava desempenhando o nobre serviço de 16º Presidente-geral Internacional da SSVP, e tive essa inspiração tendo em vista que, naquele ano, estávamos a celebrar os 200 anos de nascimento de Amélia Ozanam, a abnegada esposa e viúva do principal fundador da nossa Sociedade, o Bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam.
Amélia Ozanam é a imagem e modelo que mais lembramos neste dia, pois foi um exemplo claro de dedicação e de amor incondicional a Deus e à missão da SSVP, apoiando o marido em seu sonho de formar esta maravilhosa rede de caridade com seus amigos. Graças a ela, preservamos muito do legado de Ozanam, de seus escritos e de seus documentos.
Mas outras figuras femininas também foram importantes na origem e na caminhada da SSVP, dentre elas a Irmã Rosalie Rendu, uma mulher que participou da orientação espiritual e da expansão da primeira Conferência e que, como Filha da Caridade, introduziu o carisma vicentino dentro deste grupo, ensinando a realizar as visitas aos mais pobres no bairro de Mouffetard em Paris.
Outra personagem marcante foi a consócia Celestina Scarabeli que, em 10 de janeiro de 1856, fundou o ramo feminino em Bolonha (Itália) por causa de seu desejo fervoroso de sentir-se vicentina. Ela é um exemplo histórico da reivindicação do papel das mulheres dentro da SSVP.
Ao celebrar o dia 14 de agosto como DIA DAS CONSÓCIAS, queremos lembrar cada uma das vicentinas que participaram, e que participam hoje, do trabalho e do serviço amoroso nas Conferências e obras assistenciais, espalhando fé, amor e resiliência, testemunhando a Cristo a todos ao redor, especialmente os mais necessitados.
Não restam dúvidas de que as consócias das Conferências Vicentinas são fundamentais para o desenvolvimento, crescimento e expansão da SSVP. Todas vocês são essenciais! Que Deus as cumule de bênçãos. Sua dedicação e amor ao próximo são impressionantes. Meus parabéns!
Confrade Renato Lima de Oliveira,
16º Presidente-geral Internacional da SSVP entre 2016 e 2023.




