Domingo 17 de Dezembro de 2017
Breves
Inicio / A Família Vicentina / Congregação da Missão – Padres Vicentinos

Congregação da Missão – Padres Vicentinos

logo_congregacao_missao

 

Congregação da Missão (Congregatio Missionis, CM), Lazaristas ou ainda Padres e Irmãos Vicentinos, é uma congregação religiosa masculina católica fundada em Paris, no dia 17 de abril de 1625, por São Vicente de Paulo (1581-1660).

 

A origem remonta às missões junto aos pobres realizadas por São Vicente de Paulo e cinco outros padres bem como para a formação do clero.

“O fim da Congregação da Missão é seguir Cristo Evangelizador dos Pobres. Este fim se realiza, quando os irmãos e as Comunidades, fiéis a São Vicente de Paulo:

1º Procuram com todas as forças revestir-se do espírito do próprio Cristo para adquirirem a perfeição conveniente à sua vocação;

2º Se aplicam a evangelizar os Pobres, sobretudo os mais abandonados;

3º Ajudam os clérigos e os leigos na sua própria formação e os levam a participar mais plenamente na evangelização dos Pobres.”

Atenta aos sinais dos tempos e às realidades de nossa época, a Assembleia Geral de 1980, no momento de definir esta finalidade, em lugar de dizer, como São Vicente de Paulo nas Regras Comuns: “evangelizar os pobres, mormente os camponeses”, escolheu: “a evangelização dos Pobres, sobretudo dos mais abandonados”; em lugar de dizer como São Vicente de Paulo: “ajudar os eclesiásticos a adquirir as ciências e as virtudes necessárias ao seu estado”, escolheu “a formação do Clero e dos Leigos, levando-os a trabalhar mais efectuivamente na evangelização dos Pobres.”

Em 1624 a comunidade religiosa instalou-se no Collège des Bons Enfants, em Paris, França. Receberam aprovação episcopal em 1626. Em 1634, através da bula Salvatoris Nostri do Papa Urbano VIII a Congregação teve aprovação pontifícia.

 

Seus membros são conhecidos como padres e irmãos vicentinos ou lazaristas porque a primeira casa da Congregação, em Paris, se chamava «Casa de São Lázaro».

Em Portugal…

A Província Portuguesa da Congregação da Missão, está em Portugal desde 1716, fundado pelo Pe. Gomes da Costa, seu primeiro ordinário ou provincial.

Actualmente, tem como provincial o Pe. José Alves. Está presente um pouco por todo o país com 11 casas ou comunidades. No que diz respeito à formação, a Província tem Seminário em Família (Felgueiras e Chaves), Seminário Menor (Porto) e Seminário Maior (Lisboa).

 

 

Verifique também

logo_associacao_medalha_milagrosa

Associação da Medalha Milagrosa

2 comentários

  1. Boa tarde
    sou portador de deficiencia mas sinto em mim um chamamento de Deus.. As pessoas com deficiencia fisica nao podem ser admitidas ao Sacramento da ordem? Gostava de passar um fim de semana convosco

    • Conselho Nacional Portugal

      Exmo Senhor Abel Sousa, poderá entrar em contacto com a Casa Provincial Congregação da Missão – Padres Vicentinos e eles certamente poderão ajudar a responder à sua questão e providenciar uma visita à casa mais perto da sua zona de residência.

      Morada Estrada da Luz, 112, 1
      Código Postal 1600-162
      Localidade LISBOA
      Telefone(s) 213422102, 217263370
      Email lussec@cmglobal.org

      Com os melhores cumprimentos da SSVP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *