Sábado 16 de Dezembro de 2017
Breves
Inicio / Notícias Vicentinas / Conferência do Santíssimo Salvador do Mundo de Sobral de Monte Agraço

Conferência do Santíssimo Salvador do Mundo de Sobral de Monte Agraço

No passado dia 22 de Dezembro do ano findo, a Conferência do Santíssimo Salvador do Mundo, de Sobral de Monte Agraço comemorou o 50.º aniversário da sua agregação à Sociedade de S. Vicente de Paulo.

 

Convidámos os Vice-Presidentes do Conselho Nacional, José Martins e Alda Couceiro, as antigas vicentinas e a Conferência vizinha.

 

Começou-se o dia com a celebração da missa às 12.00 horas. Uma vicentina fez uma breve explanação de como foi criada esta Conferência: nos anos de 1961 um grupo de senhoras reunia-se semanalmente para confecionar trabalhos de costura e bordados que seriam vendidos nas Festas e Feira Anual da vila, com o intuito de angariar fundos para acorrer às necessidades dos menos favorecidos. Era a chamada “Casa do Trabalho”, fundada no tempo do Pe. Abílio de Matos, que antecedeu a Conferência que desde o início teve todo o apoio do Pe. Luís de Oliveira Mendes. Ele e todos os membros da 1.ª direção já partiram para o Pai e, seguramente, lá do céu não deixaram que esta obra terminasse, sendo eles os grandes exemplos inspiradores para as suas seguidoras.

A homilia, proferida pelo nosso pároco, Pe. Marcelo Boita, foi muito rica, enaltecendo o papel sempre atual de Frederico Ozanam e referindo que a caridade vicentina é levar Cristo a quem O não conhece e servir os pobres com humildade.

 

As leituras foram feitas pelos nossos irmãos vicentinos do Conselho Nacional, estando igualmente a cargo das vicentinas os demais serviços inerentes à eucaristia.

 

Seguiu-se o almoço que foi um grande momento de convívio e de troca de experiências entre as novas e menos novas vicentinas. Esteve exposto o álbum de fotografias, bem como numa pirâmide em rede fotos do impulsionador da Conferência e das vicentinas que, à semelhança de Frederico Ozanam, quiseram abraçar os seus seguidores e assistidos numa rede de amor.

 

Não faltou o bolo de aniversário, decorado com o emblema da Sociedade de S. Vicente de Paulo e … os imprescindíveis PARABÉNS! A finalizar, no Auditório Municipal, a Dr.ª Alda Couceiro proferiu uma pequena palestra sobre “Os 200 anos de Frederico Ozanam e a Atividade Vicentina em Portugal”.

 

Isabel Moreira

Verifique também

Muitos Parabéns Confrade Renato Lima

Neste dia especial a SSVP de Portugal, saúda e felicita o nosso Presidente Geral Renato …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *