Segunda-feira 26 de Julho de 2021
Breves

Conferência do Santíssimo Salvador do Mundo de Sobral de Monte Agraço

No passado dia 22 de Dezembro do ano findo, a Conferência do Santíssimo Salvador do Mundo, de Sobral de Monte Agraço comemorou o 50.º aniversário da sua agregação à Sociedade de S. Vicente de Paulo.

 

Convidámos os Vice-Presidentes do Conselho Nacional, José Martins e Alda Couceiro, as antigas vicentinas e a Conferência vizinha.

 

Começou-se o dia com a celebração da missa às 12.00 horas. Uma vicentina fez uma breve explanação de como foi criada esta Conferência: nos anos de 1961 um grupo de senhoras reunia-se semanalmente para confecionar trabalhos de costura e bordados que seriam vendidos nas Festas e Feira Anual da vila, com o intuito de angariar fundos para acorrer às necessidades dos menos favorecidos. Era a chamada “Casa do Trabalho”, fundada no tempo do Pe. Abílio de Matos, que antecedeu a Conferência que desde o início teve todo o apoio do Pe. Luís de Oliveira Mendes. Ele e todos os membros da 1.ª direção já partiram para o Pai e, seguramente, lá do céu não deixaram que esta obra terminasse, sendo eles os grandes exemplos inspiradores para as suas seguidoras.

A homilia, proferida pelo nosso pároco, Pe. Marcelo Boita, foi muito rica, enaltecendo o papel sempre atual de Frederico Ozanam e referindo que a caridade vicentina é levar Cristo a quem O não conhece e servir os pobres com humildade.

 

As leituras foram feitas pelos nossos irmãos vicentinos do Conselho Nacional, estando igualmente a cargo das vicentinas os demais serviços inerentes à eucaristia.

 

Seguiu-se o almoço que foi um grande momento de convívio e de troca de experiências entre as novas e menos novas vicentinas. Esteve exposto o álbum de fotografias, bem como numa pirâmide em rede fotos do impulsionador da Conferência e das vicentinas que, à semelhança de Frederico Ozanam, quiseram abraçar os seus seguidores e assistidos numa rede de amor.

 

Não faltou o bolo de aniversário, decorado com o emblema da Sociedade de S. Vicente de Paulo e … os imprescindíveis PARABÉNS! A finalizar, no Auditório Municipal, a Dr.ª Alda Couceiro proferiu uma pequena palestra sobre “Os 200 anos de Frederico Ozanam e a Atividade Vicentina em Portugal”.

 

Isabel Moreira

Verifique também

Jejum: o Conselho Geral lança uma campanha espiritual pela canonização do Bem-aventurado Ozanam

Os membros da SSVP estão convidados a fazer jejum no dia 23 de cada mês, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *