Segunda-feira 20 de Novembro de 2017
Breves
Inicio / A Família Vicentina / Aniversário: 20 anos da beatificação de António Frederico Ozanam

Aniversário: 20 anos da beatificação de António Frederico Ozanam

Nesta data de 22 de agosto de 2017, a Igreja comemora os 20 anos da cerimónia de beatificação do confrade António Frederico Ozanam, ocorrida em Paris, dentro da 12ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ/1997), em solenidade presidida por São João Paulo II. Milhares de vicentinos compareceram ao evento, e outros milhares puderam acompanhar pelos meios de comunicação.

Naquela altura, assim se expressou o Sumo Pontífice: “Frederico Ozanam acreditou no amor, no amor que Deus tem por todos os homens. Ele mesmo sentiu-se chamado a amar, dando o exemplo de um grande amor de Deus e dos outros. Ia ao encontro de todos os que tinham mais necessidade de ser amados, daqueles a quem Deus-Amor não podia ser efetivamente revelado senão pelo amor de uma outra pessoa. Frederico Ozanam descobriu nisto a sua vocação, viu o caminho para o qual Cristo o chamava. Encontrou nisto o seu caminho rumo à santidade. E percorreu- o com determinação”.

É notório que Ozanam é um exemplo de fiel leigo para toda a humanidade. Intelectual e católico fervoroso, ele dedicou toda a sua vida e a sua fé ao serviço da verdade e dos mais desfavorecidos.  Profundamente comprometido com a justiça e com a dignidade humana, ele foi precursor da encíclica “Rerum Novarum” (que contém a Doutrina Social da Igreja). “Em família, ele se revelou filho, irmão, esposo e pai excepcional”, como bem nos ressalta a Oração de Canonização dele. Com os seus amigos, presenteou o mundo com a criação da Sociedade de São Vicente de Paulo, em 1833.

Segundo o 16º Presidente Geral da SSVP, confrade Renato Lima de Oliveira, o atual mandato do Conselho Geral Internacional está empenhando todos os esforços para acelerar os procedimentos da canonização de Ozanam. A equipa internacional, presidida pelo padre Giuseppe Guerra, CM, está muito motivada diante dos novos potenciais milagres que, uma vez analisados, poderão ser atribuídos a Ozanam. O primeiro deles, reconhecido pela Igreja, ocorreu em 1926, com a cura extraordinária de Luiz Fernando Ottoni, um menino brasileiro, acometido de uma difteria maligna.

Sinto, no meu coração, que a canonização está perto. Os quatro casos em estudo (Brasil, Portugal e Venezuela) são muito fortes, e de fato sentimos a intercessão de Ozanam em todas essas possíveis curas. Estamos a rezar intensamente e a trabalhar duro para que o Vaticano possa declarar, em breve, a santidade do bem-aventurado António Frederico Ozanam, o que será uma grande honra para todos nós, vicentinos da SSVP, e também para toda a Família Vicentina”, destacou o Presidente Geral.

O Conselho Geral Internacional convida a todos os Conselhos e Conferências, do mundo inteiro, a rezarem, neste dia 22 de agosto, uma santa missa, em cada local em que esteja presente a Sociedade de São Vicente de Paulo, pela canonização de Ozanam. “Para alcançar a graça de um novo milagre, precisamos ser devotos fiéis de Ozanam, confiar na intercessão dele e inclui-lo nas nossas orações diárias”, recomendou o Presidente Geral.

No próximo dia 9 de setembro, em Paris, o Conselho Geral Internacional irá celebrar os 20 anos da beatificação de Ozanam, numa santa missa a ser celebrada, em conjunto com os vicentinos do Conselho Particular de Paris, na Igreja São José do Carmo, onde Ozanam está sepultado. O evento será transmitido ao vivo pela Ozanam TV às 18h (horário de Paris).

Verifique também

logo_associacao_internacional_caridade

Associação Internacional de Caridade

    A Associação Internacional de Caridade é uma das mais antigas associações femininas da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *