Em cerimónia realizada no dia 1 de fevereiro de 2025, na Capela da Escola da fundação do Hospício D. Amélia no Funchal a consócia Marília Fernandes tomou posse como presidente do Conselho Central da Sociedade de São Vicente de Paulo da diocese da diocese do Funchal, para o período 2025.2028. A presidente do Conselho nacional, consócia Fernanda Capitão presidiu à tomada de posse na presença do Sr. Bispo do Funchal D. Nuno Brás, na qual também participou a tesoureira do Conselho Nacional, Egídia Martins.
Na oportunidade o prelado, que também presidiu à Eucaristia referiu na homilia que “a caridade, porque é o amor de Deus em nós, é capaz de encontrar caminhos novos, novas soluções, de pensar e descobrir novas oportunidades e novas formas de ajudar o próximo”, vincou a propósito o prelado, para logo acrescentar que “não nos podemos fechar nunca a esta caridade que é assim inventiva”.
D. Nuno Brás agradeceu o trabalho de Diamantino Santos, o anterior presidente aquele Conselho, sublinhando que ele que era “o rosto das Conferências de São Vicente de Paulo” e agradeceu a Marília Jardim Fernandes por “ter aceitado o desafio”, garantindo-lhe que “estamos aqui todos para ajudar e colaborar”, até porque “Portugal inteiro não seria o mesmo sem as Conferências Vicentinas”.
Na sua homilia falou da importância de “ver com os olhos da fé”, como o fez Simeão e como fazem os vicentinos fazem porque, ao contrário dos outros “veem o pobre que precisa de ajuda, das nossas palavras, da nossa companhia”.
Desejou ainda que a nova direção das conferências seja “não só organizadora, mas que ajude todos a ter este olhar da fé”.
A nova presidente, Marília Jardim Fernandes, agradeceu a presença do bispo diocesano nesta cerimónia, considerando que esta presença é um “sinal inequívoco de apoio e carinho à nobre missão vicentina”.
Depois de desejar poder contar com o apoio de todas as conferências vicentinas nesta missão que agora inicia, a nova presidente não esqueceu o trabalho feito que é “um legado e uma inspiração constante para a nova direção.
A presidente do Conselho Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) , Fernanda Capitão, lembrou que “as conferências de São Vicente de Paulo foi se implementando em Portugal muito pelas mãos das Filhas da Caridade e dos Padres da Congregação da Missão” dois ramos que existem na Diocese do Funchal e cuja colaboração deve ser mantida. Desejou que estes grupos “trabalhem em conjunto, envolvam-nos nas atividades porque temos o mesmo carisma e que neste ano que estamos a viver o Jubileu da Esperança que sejamos estes missionários da Esperança junto daqueles que mais precisam”.
O Conselho Central do Funchal da Sociedade de São Vicente de Paulo tem esta constituição:
Presidente – Marília Vasconcelos Jardim Fernandes
Vice-presidente – Diamantino Joel Correia dos Santos
Vice-presidente – Fátima Isabel Caires de Freitas Telo
Vice-presidente – Zita Castro Correia
1.° Secretário – Sílvio Nicolau Fernandes Mendes
2.ª Secretária – Carla Maria Vieira Martins
1° Tesoureira – Maria Gonçalves da Cruz
2° Tesoureira – Maria Fernanda marques Corujeira
Vogal – Ana Paula Gouveia Nóbrega Rodrigues.
Assistente espiritual- Padre Gil Pereira.
Sílvio Mendes