Fundação MAPFRE concede à SSVP o prêmio de Melhor Organização Social 2024

 

A Sociedade de São Vicente de Paulo foi agraciada com o Prêmio Fundação MAPFRE de Melhor Entidade pela sua Trajetória Social, um reconhecimento no valor de 40.000 euros que distingue organizações que se destacam pelo seu compromisso em áreas como a ação social, a cultura ou a saúde. O apoio financeiro será destinado a fomentar projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento e de ajuda em catástrofes e emergências, bem como a apoiar projetos e iniciativas solidárias de jovens, em especial o voluntariado jovem internacional, como força e futuro da nossa missão solidária no mundo. A cerimônia de entrega terá lugar no próximo dia 8 de outubro, no Casino de Madrid, com a presença de S.M. a Rainha Dona Sofia.

O prêmio será recebido pelo presidente internacional da SSVP, Juan Manuel B. Gómez, que destacou a importância deste reconhecimento como estímulo para continuar trabalhando em favor de quem mais necessita.

Fundada em 1833, em Paris, a entidade distingue-se por uma abordagem baseada na proximidade, no acompanhamento personalizado e na promoção integral de cada pessoa. Atualmente, a SSVP constitui uma rede global de mais de dois milhões de membros e voluntários que desenvolvem mais de 2.500 projetos em 155 territórios, apoiando anualmente mais de 30 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade. Na Espanha, está presente desde 1849 e dinamiza mais de 240 projetos que beneficiam 156.000 pessoas.

Entre as iniciativas da SSVP no mundo destacam-se, a título de exemplo, a construção de habitações sociais na Suazilândia, programas de emergência na Ucrânia e na Turquia, mais de 1.000 casas de banho solidárias para pessoas sem recursos no Brasil, patrulhas noturnas de apoio às pessoas em situação de rua na Austrália e projetos de formação profissional no Sudão do Sul, entre muitos outros.

Este galardão vem reforçar a visibilidade internacional de uma obra que, há 192 anos e com uma visão ainda hoje inovadora, procura responder às necessidades mais urgentes e menos atendidas em torno da pobreza, sem descurar outras necessidades e dimensões das pessoas que é essencial cuidar para promover a sua dignidade.

pelo Conselho Geral Internacional da SSVP

Scroll to Top