Diocese de Leiria-Fátima, tem novo conselho central da SSVP

Depois do “Processo Eleitoral”, para eleger a presidente do Conselho Central Diocesano, ter iniciado no início de novembro do ano transacto, em que os diferentes presidentes dos Conselhos de Zona (Conferências), exerceram o seu direito de voto por correspondência, a maioria, outros fizeram-no na Assembleia -geral, destinada ao Ato Eleitoral e à respectiva Tomada de Posse, quer da presidente eleita, quer da equipa que a mesma formou, para a acompanhar no próximo quadriénio, 25, 26, 27 e 28.

Foi no passado dia 9, “V Domingo do Tempo Comum, Ano C”, na paróquia de Santa Catarina da Serra.

As 23 Conferências das 24 convocadas presentes, encheram por completo a “Sala de Santa Catarina de Alexandria”, padroeira daquela paróquia. Praticamente todos os presidentes presentes, acompanhados em alguns casos por vários elementos, perfazendo mais de centena e meia de irmãs e irmãos vicentinos.

Depois do “ACOLHIMENTO”, pelas 9 H e 45 minutos, a Assembleia Eleitoral teve início pelas 10 horas, com a presença da Presidente Nacional da SSVP de Portugal, Fernanda Capitão.

Com a mesa, composta pela Comissão Eleitoral, deu-se a chamada de todas as Conferências presentes, onde as mesmas votaram também presencialmente. Antes da contagem dos votos após a abertura da “Urna”, foram lidas as Atas da Comissão Eleitoral.

Foi eleita a atual e anterior presidente, Laurinda Francisco da paróquia de Santa Catarina da Serra, por larga maioria. Depois de apresentar a sua equipa, composta por 2 vice-presidentes, duas secretárias, uma tesoureira e por duas vogais, começou por considerar a sua reeleição, como uma prova de confiança de todos as Conferências presentes.

Tendo por base o trabalho desenvolvido nos últimos 4 anos, salientou os avanços que foram dados na Formação e no contato sempre que necessário, para um melhor trabalho, nas diversas tarefas que compõem a Agenda de um Conselho Central composto por tão grande número de Conferências e cerca de duas centenas de irmãs e irmãos vicentinos. Relembrou, como sempre a base da sua e nossa missão, são os mais pobres e desfavorecidos, cimentada nas vidas e nos exemplos de São Vicente de Paulo e de Frederico Ozanam.

Na impossibilidade, do diretor espiritual e pároco, padre Mário Verdasca, devido à sua missão pastoral, Laurinda Francisco, leu a “Reflexão” do mesmo, fundamentada na Parábola do Bom Samaritano.

Por fim, Fernanda Capitão, elogiou não só o trabalho do anterior Concelho Central, como manifestou o regogizo de ver tantos irmãos e irmãs, imbuídos do mesmo espírito de missão, em favor dos mais desfavorecidos. Trabalho nem sempre reconhecido, mas quer com os exemplos dos padroeiros da Sociedade vicentina, quer a oração e a ajuda de Jesus Cristo tem vindo a ser exemplar ao longo dos séculos. No caso da diocese de Leiria – Fátima, com a proximidade da Mãe, é mais um incentivo para o futuro.

Terminou a sua intervenção com a oração do Pai Nosso e da Avé Maria.

A tomada de posse do novo Conselho Central eleito e a renovação do Compromisso de todas e todos os vicentinos aí presentes, foram feitos na celebração da Eucaristia em Acção de Graças na missa habitual da paróquia de Santa Catarina (11 H, 30), celebrada pelo pároco da mesma.

Na habitual Homilia, para além de destacar a Palavra do Domingo, dirigiu palavras de incentivo e gratidão para quem tem por lema de Vida, ajudar os mais pobres e desfavorecidos. Lembrou que para além dos bens materiais, necessitam muitas vezes da ajuda espiritual. Congratulou-se ainda, pela reeleição da Laurinda Francisco e a equipa que escolheu, ser da nossa paróquia, disponibilizando-se naquilo que for necessário, para o bom desempenho de tão nobre missão.

Por fim, seguiu-se um almoço no nosso Salão Social e Paroquial, onde reinou a amizade, alegria, confraternização e partilha de ideias construtivas, neste mundo sempre em mutação!

Scroll to Top