Domingo 5 de Fevereiro de 2023
Breves

Anúncio aos membros do Conselho Geral da próxima eleição do 17º Presidente-geral

Para: Presidentes de todos os Conselhos Superiores (Nacionais), Assimilados e Associados.

Prezado Presidente,

Como Vice Presidente Geral, é meu dever, nos termos do artigo 3.6 de nossos Estatutos Internacionais, informá-lo formalmente como membros do Conselho Geral que o mandato de nosso estimado confrade, Renato Lima de OLIVEIRA , o 16º Presidente Geral, expirará em setembro de 2023, tendo sido prorrogado por um ano por causa da Covid com a aprovação do CEI e que uma eleição para determinar seu sucessor ocorrerá na Assembléia Geral em Roma, em 13 de junho de 2023, com o candidato eleito assumindo o cargo na Festa do Bem-aventurado Frederic Ozanam, 9 de setembro de 2023.

Lembro que é sua responsabilidade informar a todos os Conselhos, Conferências e membros de seus Conselhos a circunscrição da próxima eleição e assegurar que eles tenham conhecimento suficiente do processo eleitoral para que possam “sentir-se intimamente envolvidos nele” (como diz o Comentário ao Artigo 3.3 dos Estatutos).

O artigo 3.3 destaca o fato de que o Presidente Geral é eleito por todos os membros da Sociedade (representados pelos Presidentes dos Conselhos Superior (Nacional), Assimilados e Associados) que exercem este direito em seu próprio nome e em nome dos membros que representam.

Em breve enviarei uma cópia das “REGRAS ELETORAIS”, um documento que seu Conselho considerará útil para a compreensão do processo eleitoral.

No espírito do Artigo 3.3, os Presidentes são convidados a incentivar uma consulta apropriada a todos os membros da Sociedade para garantir que eles estejam o mais estreitamente possível envolvidos na eleição. Fica entendido que os membros podem não conhecer candidatos individuais, mas podem, por exemplo, indicar as qualidades que desejam que o Presidente Geral tenha.

Como o Comentário ao Artigo 3.3 deixa claro, após ter em mente os pontos de vista dos membros e após um período de oração ao Espírito Santo para orientação, os Presidentes votarão a favor da pessoa “que considerarem que melhor promoverá a missão da Sociedade junto aos pobres, o desenvolvimento espiritual dos membros, a profunda unidade e a eficácia organizacional da Sociedade”.

Recomenda-se que em cada reunião da Conferência, entre agora e a eleição, haja uma oração oferecida pelos membros que buscam a orientação do Espírito Santo para os eleitores sobre qual candidato apoiar na eleição. Anexo um exemplo de uma oração adequada que pode ser usada, mas os membros são livres para usar sua própria oração ou para usar o Veni Creator Spiritus, como era tradicional na Sociedade. Contudo, gostaria de enfatizar a importância de rezar por orientação para que seja feita a escolha certa.

Fraternalmente,

T. JOSEPH PANDIAN
Presidente do Conselho Eleitoral

Paris – 15/06/2022

Carta (PDF)

Verifique também

O Dia dos Pobres e os Vicentinos

Jornada Mundial dos Pobres. A data será refletida no dia 13 de novembro O Padre …