Quinta-feira 3 de Outubro de 2024
Breves

Visita do Presidente do CGI ao Conselho Central do Porto

Foi com muita alegria que no passado dia 10 de junho, podemos contar com a presença do confrade Renato Lima de Oliveira em Portugal.

O Presidente do Conselho Geral Internacional, aproveitou a “paragem” que fez na sua viagem para Paris, para estar com os Vicentinos do Porto.

Foi acolhido pelos diferentes elementos que constituem a mesa do Conselho Central do Porto e convidado a participar na Assembleia que iniciou com uma celebração eucarística concelebrada pelo  Pe. Manuel Martins e pelo   Pe. José Alves.

Na homilia o Padre José Alves referiu que «todos os ramos da família vicentina têm a mesma importância e responsabilidade. Pois todos se alimentam da mesma seiva, que é São Vicente de Paulo. Temos de evitar o simples “assistencialismo”. O próprio Vicente Paulo, dava as sementes, mas ensinava a semear e preocupava-se com a colheita… uma dimensão humana libertadora, que compromete toda a sociedade».

Seguiu-se a Assembleia, onde foram apresentados os 25 Conselhos de Zona e as 6 obras que estão ligadas a este Concelho Central do Porto. Tendo Carvas Guedes, Presidente deste conselho realçado a comunhão que existe entre os diferentes membros.

Em seguida, o Presidente do CGI, tomou a palavra dizendo que estava muito feliz em se encontrar com os Vicentinos do Porto que o fazem sentir em “casa”.

Deu os Parabéns pela organização e pela liderança que sente existir neste Conselho. “Estas são “Dons de Deus” e é esta caridade organizada que permite que a SSVP possa crescer em número e em qualidade.

Devemos não esquecer a visita e o carinho com as pessoas socorridas, É isso que nos distingue das restantes obras. Esse é o espírito original que não deve ser perdido. Sendo “criativo até ao infinito”, tal como pediu o nosso fundador”.

Recordou que no próximo ano fará uma visita oficial ao Porto, onde pretende visitar algumas obras e entrar em contacto com as conferências e os vicentinos.

Sente no seu coração, que a Canonização de Frederico Ozanam está para breve, por isso necessitamos de rezar com confiança na sua santificação.

Por fim ainda houve a oportunidade de sermos recebidos pelo Bispo do Porto – Dom António Francisco dos Santos, que além da sua simpatia, se mostrou profundo conhecedor de Ozanam. No seu tempo de estudante em Paris, chegou mesmo a apoiar voluntariamente o CGI nas traduções de ofícios e documentos. Refletiu que “é muito importante saber que influência Ozanam teve na doutrina social da Igreja. Porém, o mais importante é saber se a doutrina social da Igreja está a influência os Vicentinos”.

Verifique também

Mensagem de Natal – CGI

Mensagem de Natal Conselho Geral Internacional   Com grande alegria, o Conselho Geral Internacional divulga …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.