Além do Presidente Geral, o Conselho Geral Internacional estava representado pelos seguintes consócios: Ricardo Tavares (Portugal), Ada Ferreira (Brasil) e José Hailton (Brasil), todos integrantes da Comissão Internacional da Família Vicentina. A SSVP em Portugal conta hoje com 900 Conferências e cerca de 10.000 confrades e consócias, além de inúmeras obras sociais.
Após a saudação inicial, feita pela consócia Alda Couceiro (Presidente do Conselho Nacional de Portugal da SSVP), o confrade Renato Lima dirigiu algumas palavras à assembleia, num discurso dividido em duas partes, no qual ele fez três pedidos e deixou sete recomendações aos vicentinos portugueses.
Os três pedidos são os seguintes:
1) rezem bastante pela canonização de Ozanam e pelos integrantes da direção do CGI;
2) mantenham a unidade dentro da SSVP; e
3) sejam sempre muito generosos nas coletas, doações, apelos e campanhas desenvolvidas pelo Conselho Geral”.
O Presidente Geral deixou, também, as seguintes recomendações:
“1) tenham uma vida espiritual plena, com a participação efetiva na santa missa e nos sacramentos;
2) participem ativamente dos eventos vicentinos, promovidos pelas Conferências e pelos Conselhos;
3) abram espaço para os jovens, demonstrando compromisso com a renovação;
4) sigam fielmente a Regra da SSVP, mesmo com todas as imperfeições nela contidas;
5) evitem conflitos, vaidades e intrigas, pois esses afastam-nos de Deus;
6) defendam os valores da família e do Evangelho, especialmente no momento da visita domiciliar; e
7) foquem as vossas energias no que realmente interessa: a promoção dos mais necessitados e a nossa santificação pessoal”.
A santa missa foi concelebrada pelos padres João Maria Lemos (Portugal), Álvaro Antônio Cunha (Portugal) e Edson Fred (Brasil), todos da Congregação da Missão (CM).
Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no mesmo lugar, foi aplicado o Programa de Ação Colaborativa (PAC) da Família Vicentina Internacional (cuja sigla em inglês é Vincentian Family Collaborative Action Program – VFCAP), com a presença de 40 vicentinos dos sete ramos presentes em Portugal. O PAC é um programa de capacitação especial da Família Vicentina (já aplicado em mais de 20 nações), cujo principal objetivo é ampliar a colaboração entre os ramos vicentinos em cada país.