No passado dia 30 de novembro foram inauguradas as instalações do Colégio Jardim dos Sentidos, construído de raiz pela Associação das Obras Assistenciais da Sociedade de S. Vicente de Paulo (AOA-SSVP).
A sessão solene contou com a presença da Dra. Adelina Rocha de Almeida, presidente da AOA-SSVP, Dra. Hortência Menino, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Dra. Sónia Ferro diretora do Centro Regional de Segurança Social de Évora, Senhor Padre Luís Santos, Eng.º José Gomes de Pina representante do responsável da obra, equipa de arquitetura e projetos da empresa Civinove autores do projeto, da Dra. Sónia Santos diretora técnica do Colégio, pais, crianças e membros da comunidade montemorense.
Foi com grande satisfação que a AOA-SSVP inaugurou o novo espaço, o Colégio Jardim dos Sentidos, que herda assim do anterior Bercinho, também propriedade da AOA-SSVP em Montemor-o-Novo, um espírito educativo que o habilita a perseguir a excelência. Os seus princípios pedagógicos, os seus objetivos e a sua estratégia de atuação estão bem definidos: procura, acima de tudo, a promoção do sucesso académico das suas crianças, sem descurar a educação para os valores.
O Colégio Jardim dos Sentidos enquadra-se de forma equilibrada pela modernidade da sua arquitetura. As suas infra-estruturas revelam-se amplas e funcionais, resultando num espaço atrativo e acolhedor, mas também e necessariamente, seguro.
O plano educativo prevê atingir a sua plena capacidade com o funcionamento de quatro salas de creche (4 meses e os 3 anos) três salas para o pré-escolar (3, 4 e 5 anos), uma sala de CATL (6 e os 12 anos), para um total de cerca 150 crianças. Paralelamente conta com a colaboração de 24 postos de trabalho.
O espírito de apoio à família vai agora mais longe: o Colégio estará aberto das 7h30 às 19h, decorrendo as atividades letivas gerais entre as 09:00 e as 16:00, para todos os alunos. O Colégio conta ainda com um programa de academias de música; ginástica; inglês; hip-hop; ballet e miniténis, diariamente a partir das 16:00. As crianças têm também educação moral e religiosa orientada por um vicentino e apoiada pela paróquia.
Na sessão de inauguração a diretora técnica Dra. Sónia Santos, a quem, com a sua equipa técnica, se deve o sucesso de dezasseis anos de atividade do anterior Bercinho e quem, deve ser dito, impulsionou a construção em Montemor-o-Novo deste colégio único na modernidade, afirmou:
“O nosso projeto não são só as instalações, mas sobretudo as pessoas. No Colégio Jardim dos Sentidos todos trabalham para um objetivo: o desenvolvimento integral da criança, não apenas na sua vertente científica mas também ao nível das atitudes e valores.
Queremos formar pessoas felizes, com capacidade para enfrentar a vida. A melhor forma de preparar o futuro é sem dúvida alguma, dar às crianças um ensino de qualidade e transmitir-lhes os valores que hão-de servir-lhes de bússola nas suas escolhas pessoais, na relação com os outros e na sua intervenção enquanto cidadãos.
Temos como Missão ser uma instituição de referência na qualidade do ensino, na promoção efetiva da igualdade de oportunidades, projetando-se no percurso de sucesso das nossas crianças. Procuramos que a criança desenvolva valores como a autoestima, criatividade, iniciativa pessoal, disciplina, atitude interventiva e espírito crítico. Damos importância ao conhecimento, mas também ao saber estar e ao relacionamento com o outro.”
E ainda:
“Este Projeto nunca poderá ser avaliado a curto prazo: Costuma-se dizer que só ao fim de duas gerações é que se percebe se uma escola conseguiu formar bem os seus alunos. Até lá, vamos esforçar-nos…
Temos bem presente que um filho é o maior investimento de um pai, como tal, assumimos um compromisso com as famílias, famílias que nos acompanharam sempre em todo este processo mostrando-se confiantes e entusiasmadas.
Foram três anos de muito árduo trabalho, mas chegamos ao final deste grande projeto por uma única razão: não baixamos os braços perante as circunstâncias adversas atuais. A este propósito vou citar Fernando Pessoa: Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um Castelo…
Pois bem, o nosso Castelo aqui está para vos receber.
O Colégio Jardim dos Sentidos pretende continuar a marcar a diferença relativamente à oferta educativa existente em Montemor-o-Novo. Esta Associação assume-se hoje como uma referência pelo modo como tem sabido perseguir um paradigma educativo arrojado e inovador. Este novo equipamento social é sem dúvida, um marco, para o engrandecimento da nossa comunidade educativa.”
António A. P. Vacas de Carvalho