No passado sábado, dia 7 de Dezembro, representantes de 17 conferências vicentinas da Diocese reuniram-se no Instituto Justiça e Paz para a sua habitual Assembleia da Imaculada.
O dia foi aproveitado para conhecer mais de perto a realidade dos bancos alimentares contra a fome.
Para isso, a mesa do Conselho Central da Sociedade de São Vicente de Paulo convidou o Dr. José Andrade, presidente do Banco Alimentar de Coimbra, que fez o enquadramento histórico dos bancos alimentares, descreveu a realidade atual dos mesmos em Portugal e deu conta dos critérios seguidos na distribuição dos alimentos pelas diversas instituições parceiras, que estão em todos os concelhos do distrito de Coimbra, à exceção de Pampilhosa da Serra, sendo 18 delas Conferências Vicentinas.
Na parte da tarde, os vicentinos debruçaram-se sobre a Exortação apostólica Evangelii gaudium do Papa Francisco, sobretudo sobre o capítulo quarto, que aborda a questão da dimensão social da evangelização, pois «o kerigma possui um conteúdo inevitavelmente social: no próprio coração o Evangelho aparece a vida comunitária e o compromisso pelos outros.
O conteúdo do primeiro anúncio tem uma repercussão moral imediata cujo centro é a caridade» (EG, 177).
Num clima de diálogo, a tarde serviu ainda para se proceder à calendarização das principais atividades do próximo ano, bem como para iniciar a reflexão sobre a finalidade e funcionamento da Casa São Vicente de Paulo, cuja inauguração se prevê para finais de 2014.
Esta jornada de informação, formação e reflexão foi concluída com a celebração da Eucaristia da Imaculada Conceição, presidida pelo Padre José Rocha, a residir na Casa Diocesana do Clero, que de uma forma testemunhal e prática foi capaz de tocar o coração de cada um dos vicentinos.
In “Correio de Coimbra”
Notícias da Diocese