No dia 8 de fevereiro de 2020, o Conselho Geral Internacional abrirá o “Ano de Clavé” com o lançamento da quarta edição do Concurso Literário Internacional “A Primeira Conferência – Félix Clavé”.
Pierre-Emmanuel-Félix Clavé nasceu em 8 de julho de 1811, no sul da França. Viveu também na Argélia e no México. Era um homem muito culto, estudioso, poliglota e frequentava ambientes sociais que reuniam personalidades, celebridades e autoridades francesas. Além de fundar a SSVP junto com seus amigos, Clavé também foi fundador de uma Conferência vicentina no bairro em que vivia em Paris (São Philippe du Roule).
Clavé foi autor de vários artigos e publicações, com destaque para um livro intitulado “A história extraordinária do Papa Pio IX”, escrito em 1848. Clavé casou-se com Marie-Louise Sorg no dia 11 de fevereiro de 1847, em Paris, na Igreja Nossa Senhora de Loreto. O casal não teve filhos.
A reputação e a vida pessoal de Clavé foram bastante manchadas, tendo em vista o “Caso da Madame Lafarge”. Contudo ele não foi acusado de nada. Ele faleceu na cidade de Pau, doente, aos 42 anos, no dia 9 de novembro de 1853.
“Félix Clavé foi uma pessoa honrada e nunca renunciou à fé, apesar de todas as injúrias e calúnias sofridas. Ele será sempre lembrado, na história da SSVP, como um dos nossos fundadores. Sem ele, a SSVP não seria a mesma. Os vicentinos da actualidade irão surpreender-se com a biografia de Félix Clavé, pois ele suportou graves angústias e teve que carregar muitas cruzes. Ele foi um homem de valor que entregou a Deus o seu sofrimento, para a honra do Senhor”, reconheceu o confrade Renato Lima, Presidente Geral.
Mais detalhes sobre Clavé podem ser encontrados na Carta-Circular do Presidente Geral, lançada há alguns dias. O “Ano de Clavé” se encerra em 8 de dezembro de 2020. Em setembro, a diretoria do Conselho Geral visitará o túmulo dele em Pau, França.