Terça-feira 24 de Outubro de 2017
Breves
Inicio / Notícias Vicentinas / Visita do Presidente do CGI ao Conselho Central do Porto

Visita do Presidente do CGI ao Conselho Central do Porto

Foi com muita alegria que no passado dia 10 de junho, podemos contar com a presença do confrade Renato Lima de Oliveira em Portugal.
O Presidente do Conselho Geral Internacional, aproveitou a “paragem” que fez na sua viagem para Paris, para estar com os Vicentinos do Porto.

Foi acolhido pelos diferentes elementos que constituem a mesa do Conselho Central do Porto e convidado a participar na Assembleia que iniciou com uma celebração eucarística concelebrada pelo  Pe. Manuel Martins e pelo   Pe. José Alves.

Na homilia o Padre José Alves referiu que «todos os ramos da família vicentina têm a mesma importância e responsabilidade. Pois todos se alimentam da mesma seiva, que é São Vicente de Paulo. Temos de evitar o simples “assistencialismo”. O próprio Vicente Paulo, dava as sementes, mas ensinava a semear e preocupava-se com a colheita… uma dimensão humana libertadora, que compromete toda a sociedade».

Seguiu-se a Assembleia, onde foram apresentados os 25 Conselhos de Zona e as 6 obras que estão ligadas a este Concelho Central do Porto. Tendo Carvas Guedes, Presidente deste conselho realçado a comunhão que existe entre os diferentes membros.

Em seguida, o Presidente do CGI, tomou a palavra dizendo que estava muito feliz em se encontrar com os Vicentinos do Porto que o fazem sentir em “casa”.

Deu os Parabéns pela organização e pela liderança que sente existir neste Conselho. “Estas são “Dons de Deus” e é esta caridade organizada que permite que a SSVP possa crescer em número e em qualidade.

Devemos não esquecer a visita e o carinho com as pessoas socorridas, É isso que nos distingue das restantes obras. Esse é o espírito original que não deve ser perdido. Sendo “criativo até ao infinito”, tal como pediu o nosso fundador”.

Recordou que no próximo ano fará uma visita oficial ao Porto, onde pretende visitar algumas obras e entrar em contacto com as conferências e os vicentinos.

Sente no seu coração, que a Canonização de Frederico Ozanam está para breve, por isso necessitamos de rezar com confiança na sua santificação.

Por fim ainda houve a oportunidade de sermos recebidos pelo Bispo do Porto – Dom António Francisco dos Santos, que além da sua simpatia, se mostrou profundo conhecedor de Ozanam. No seu tempo de estudante em Paris, chegou mesmo a apoiar voluntariamente o CGI nas traduções de ofícios e documentos. Refletiu que “é muito importante saber que influência Ozanam teve na doutrina social da Igreja. Porém, o mais importante é saber se a doutrina social da Igreja está a influência os Vicentinos”.

Verifique também

O Presidente Geral participa na cerimónia alusiva ao “Dia da SSVP” em Portugal

No passado dia 30 de outubro, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral …

2 comentários

  1. Fernando Teixeira

    Muito bem.
    Paz e Bem

    • Conselho Nacional Portugal

      Muito obrigado pelo seu comentário. É sempre bom receber a prece da “Paz e do Bem”… que a mesma seja “graça” sobre si e o seu trabalho.
      Com os melhores cumprimentos
      Ricardo Tavares (SSVP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *