Sábado 29 de Abril de 2017
Breves
Inicio / Notícias Vicentinas / Inauguração do Colégio Jardim dos Sentidos em Montemor-o-Novo

Inauguração do Colégio Jardim dos Sentidos em Montemor-o-Novo

No passado dia 30 de novembro foram inauguradas as instalações do Colégio Jardim dos Sentidos, construído de raiz pela Associação das Obras Assistenciais da Sociedade de S. Vicente de Paulo (AOA-SSVP).
A sessão solene contou com a presença da Dra. Adelina Rocha de Almeida, presidente da AOA-SSVP, Dra. Hortência Menino, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Dra. Sónia Ferro diretora do Centro Regional de Segurança Social de Évora, Senhor Padre Luís Santos, Eng.º José Gomes de Pina representante do responsável da obra, equipa de arquitetura e projetos da empresa Civinove autores do projeto, da Dra. Sónia Santos diretora técnica do Colégio, pais, crianças e membros da comunidade montemorense.
Foi com grande satisfação que a AOA-SSVP inaugurou o novo espaço, o Colégio Jardim dos Sentidos, que herda assim do anterior Bercinho, também propriedade da AOA-SSVP em Montemor-o-Novo, um espírito educativo que o habilita a perseguir a excelência. Os seus princípios pedagógicos, os seus objetivos e a sua estratégia de atuação estão bem definidos: procura, acima de tudo, a promoção do sucesso académico das suas crianças, sem descurar a educação para os valores.
O Colégio Jardim dos Sentidos enquadra-se de forma equilibrada pela modernidade da sua arquitetura. As suas infra-estruturas revelam-se amplas e funcionais, resultando num espaço atrativo e acolhedor, mas também e necessariamente, seguro.
O plano educativo prevê atingir a sua plena capacidade com o funcionamento de quatro salas de creche (4 meses e os 3 anos) três salas para o pré-escolar (3, 4 e 5 anos), uma sala de CATL (6 e os 12 anos), para um total de cerca 150 crianças. Paralelamente conta com a colaboração de 24 postos de trabalho.
O espírito de apoio à família vai agora mais longe: o Colégio estará aberto das 7h30 às 19h, decorrendo as atividades letivas gerais entre as 09:00 e as 16:00, para todos os alunos. O Colégio conta ainda com um programa de academias de música; ginástica; inglês; hip-hop; ballet e miniténis, diariamente a partir das 16:00. As crianças têm também educação moral e religiosa orientada por um vicentino e apoiada pela paróquia.
Na sessão de inauguração a diretora técnica Dra. Sónia Santos, a quem, com a sua equipa técnica, se deve o sucesso de dezasseis anos de atividade do anterior Bercinho e quem, deve ser dito, impulsionou a construção em Montemor-o-Novo deste colégio único na modernidade, afirmou:
“O nosso projeto não são só as instalações, mas sobretudo as pessoas. No Colégio Jardim dos Sentidos todos trabalham para um objetivo: o desenvolvimento integral da criança, não apenas na sua vertente científica mas também ao nível das atitudes e valores.
Queremos formar pessoas felizes, com capacidade para enfrentar a vida. A melhor forma de preparar o futuro é sem dúvida alguma, dar às crianças um ensino de qualidade e transmitir-lhes os valores que hão-de servir-lhes de bússola nas suas escolhas pessoais, na relação com os outros e na sua intervenção enquanto cidadãos.
Temos como Missão ser uma instituição de referência na qualidade do ensino, na promoção efetiva da igualdade de oportunidades, projetando-se no percurso de sucesso das nossas crianças. Procuramos que a criança desenvolva valores como a autoestima, criatividade, iniciativa pessoal, disciplina, atitude interventiva e espírito crítico. Damos importância ao conhecimento, mas também ao saber estar e ao relacionamento com o outro.”
E ainda:
“Este Projeto nunca poderá ser avaliado a curto prazo: Costuma-se dizer que só ao fim de duas gerações é que se percebe se uma escola conseguiu formar bem os seus alunos. Até lá, vamos esforçar-nos…
Temos bem presente que um filho é o maior investimento de um pai, como tal, assumimos um compromisso com as famílias, famílias que nos acompanharam sempre em todo este processo mostrando-se confiantes e entusiasmadas.
Foram três anos de muito árduo trabalho, mas chegamos ao final deste grande projeto por uma única razão: não baixamos os braços perante as circunstâncias adversas atuais. A este propósito vou citar Fernando Pessoa: Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um Castelo…
Pois bem, o nosso Castelo aqui está para vos receber.
O Colégio Jardim dos Sentidos pretende continuar a marcar a diferença relativamente à oferta educativa existente em Montemor-o-Novo. Esta Associação assume-se hoje como uma referência pelo modo como tem sabido perseguir um paradigma educativo arrojado e inovador. Este novo equipamento social é sem dúvida, um marco, para o engrandecimento da nossa comunidade educativa.”
António A. P. Vacas de Carvalho

 

Verifique também

2fe3e76a66d4105790a62f68d8e5622a

Para não andarmos à procura de um Deus que afinal está no meio de nós

Para não andarmos à procura de um Deus que afinal está no meio de nós …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *