Sexta-feira 23 de Junho de 2017
Breves
Inicio / A Família Vicentina / Congregação da Missão – Padres Vicentinos

Congregação da Missão – Padres Vicentinos

logo_congregacao_missao

 

Congregação da Missão (Congregatio Missionis, CM), Lazaristas ou ainda Padres e Irmãos Vicentinos, é uma congregação religiosa masculina católica fundada em Paris, no dia 17 de abril de 1625, por São Vicente de Paulo (1581-1660).

 

A origem remonta às missões junto aos pobres realizadas por São Vicente de Paulo e cinco outros padres bem como para a formação do clero.

“O fim da Congregação da Missão é seguir Cristo Evangelizador dos Pobres. Este fim se realiza, quando os irmãos e as Comunidades, fiéis a São Vicente de Paulo:

1º Procuram com todas as forças revestir-se do espírito do próprio Cristo para adquirirem a perfeição conveniente à sua vocação;

2º Se aplicam a evangelizar os Pobres, sobretudo os mais abandonados;

3º Ajudam os clérigos e os leigos na sua própria formação e os levam a participar mais plenamente na evangelização dos Pobres.”

Atenta aos sinais dos tempos e às realidades de nossa época, a Assembleia Geral de 1980, no momento de definir esta finalidade, em lugar de dizer, como São Vicente de Paulo nas Regras Comuns: “evangelizar os pobres, mormente os camponeses”, escolheu: “a evangelização dos Pobres, sobretudo dos mais abandonados”; em lugar de dizer como São Vicente de Paulo: “ajudar os eclesiásticos a adquirir as ciências e as virtudes necessárias ao seu estado”, escolheu “a formação do Clero e dos Leigos, levando-os a trabalhar mais efectuivamente na evangelização dos Pobres.”

Em 1624 a comunidade religiosa instalou-se no Collège des Bons Enfants, em Paris, França. Receberam aprovação episcopal em 1626. Em 1634, através da bula Salvatoris Nostri do Papa Urbano VIII a Congregação teve aprovação pontifícia.

 

Seus membros são conhecidos como padres e irmãos vicentinos ou lazaristas porque a primeira casa da Congregação, em Paris, se chamava «Casa de São Lázaro».

Em Portugal…

A Província Portuguesa da Congregação da Missão, está em Portugal desde 1716, fundado pelo Pe. Gomes da Costa, seu primeiro ordinário ou provincial.

Actualmente, tem como provincial o Pe. José Alves. Está presente um pouco por todo o país com 11 casas ou comunidades. No que diz respeito à formação, a Província tem Seminário em Família (Felgueiras e Chaves), Seminário Menor (Porto) e Seminário Maior (Lisboa).

 

 

Verifique também

logo_associacao_internacional_caridade

Associação Internacional de Caridade

    A Associação Internacional de Caridade é uma das mais antigas associações femininas da …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *