Domingo 24 de Setembro de 2017
Breves
Inicio / Notícias Vicentinas / Conferência Vicentina de Poiares celebra 60 anos de vida

Conferência Vicentina de Poiares celebra 60 anos de vida

No passado domingo, dia 26, a Conferência de N.ª Sr.ª das Necessidades, de Poiares, assinalou 60 anos de vida com a celebração da Missa, em que recordou vicentinos, benfeitores e assistidos já falecidos, enquanto pediu coragem e esperança para os atuais vicentinos. Na parte da tarde, na sede da Conferência teve lugar uma sessão solene que contou com a presença do presidente do Conselho Central, Luís Subtil, que se fez acompanhar da vice-presidente adjunta, Isabel Serra, bem como do presidente da Câmara Municipal, João Henriques, e do seu vice-presidente, vereador com o pelouro da ação social, Artur Santos, além do provedor da Misericórdia local, José Pedroso, assim como representantes da Junta de Freguesia. De salientar que duas das atuais vicentinas, Helena Fuinhas e Isabel Lima, fazem parte do grupo fundacional de há 60 anos, sendo pároco à época frei Alberto de Carcavelos, dos Franciscanos Capuchinhos, que tinham o seu seminário precisamente nos arrabaldes da vila.

A história desta Conferência foi percorrida, de forma multifacetada, com recurso ao testemunho, à poesia e à crónica. O presidente do Conselho Central, na sua intervenção, referiu alguns marcos históricos, evocou tantos vicentinos, conselheiros espirituais, benfeitores e assistidos que já partiram, agradeceu à presidente da Conferência, Maria Helena, pelos muitos anos de trabalho abnegado, feito «de forma competente e reservada, com capacidade de acolhimento e uma boa dose de diplomacia», alertando para a necessidade de «chamar novos membros a uma ação mais direta na Mesa da Conferência». Por fim, não deixou de solicitar a melhor cooperação possível por parte do Município. No uso da palavra, o presidente da Câmara agradeceu o convite e o trabalho feito ao longo de 60 anos e lamentou que seja um trabalho que tantas pessoas desconhecem. Em resposta ao pedido que lhe fora dirigido, disse que, embora a situação financeira seja muito difícil, seguramente o Executivo não deixará de apoiar a atividade da Conferência.

O encontro terminou com as palavras de Maria Helena, que a todos agradeceu, convidando os presentes a tomarem parte num modesto, mas saboroso lanche, que teve, como é óbvio, direito a bolo de aniversário.

 

Luís Subtil

Verifique também

Visita do Presidente do CGI ao Conselho Central do Porto

Foi com muita alegria que no passado dia 10 de junho, podemos contar com a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *