Terça-feira 26 de Setembro de 2017
Breves
Inicio / Notícias Vicentinas / Assembleia da Imaculada reúne vicentinos da Diocese

Assembleia da Imaculada reúne vicentinos da Diocese

No passado sábado, dia 7 de Dezembro, representantes de 17 conferências vicentinas da Diocese reuniram-se no Instituto Justiça e Paz para a sua habitual Assembleia da Imaculada.

 

O dia foi aproveitado para conhecer mais de perto a realidade dos bancos alimentares contra a fome.

 

Para isso, a mesa do Conselho Central da Sociedade de São Vicente de Paulo convidou o Dr. José Andrade, presidente do Banco Alimentar de Coimbra, que fez o enquadramento histórico dos bancos alimentares, descreveu a realidade atual dos mesmos em Portugal e deu conta dos critérios seguidos na distribuição dos alimentos pelas diversas instituições parceiras, que estão em todos os concelhos do distrito de Coimbra, à exceção de Pampilhosa da Serra, sendo 18 delas Conferências Vicentinas.

 

Na parte da tarde, os vicentinos debruçaram-se sobre a Exortação apostólica Evangelii gaudium do Papa Francisco, sobretudo sobre o capítulo quarto, que aborda a questão da dimensão social da evangelização, pois «o kerigma possui um conteúdo inevitavelmente social: no próprio coração o Evangelho aparece a vida comunitária e o compromisso pelos outros.

 

O conteúdo do primeiro anúncio tem uma repercussão moral imediata cujo centro é a caridade» (EG, 177).

 

Num clima de diálogo, a tarde serviu ainda para se proceder à calendarização das principais atividades do próximo ano, bem como para iniciar a reflexão sobre a finalidade e funcionamento da Casa São Vicente de Paulo, cuja inauguração se prevê para finais de 2014.

Esta jornada de informação, formação e reflexão foi concluída com a celebração da Eucaristia da Imaculada Conceição, presidida pelo Padre José Rocha, a residir na Casa Diocesana do Clero, que de uma forma testemunhal e prática foi capaz de tocar o coração de cada um dos vicentinos.

 

In “Correio de Coimbra”
Notícias da Diocese

Verifique também

Visita do Presidente do CGI ao Conselho Central do Porto

Foi com muita alegria que no passado dia 10 de junho, podemos contar com a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *