Sábado 29 de Abril de 2017
Breves
Inicio / As Obras / Casa Ozanam

Casa Ozanam

O QUE É?

A Casa Ozanam é um projecto da Sociedade de São Vicente de Paulo, criado pelos Vicentinos da Diocese do Porto, para serviço aos pobres e marginalizados, apoiando as Conferências Vicentinas na sua acção. 

Nasceu do desejo eda inquietação dos jovens, sendo logo acolhido por todos os vicentinos e apoiado pela Igreja do Porto e pelos principais Orgãos do Movimento Vicentino,  Conselho Geral-Internacional, com sede em Paris, e o Conselgo Nacional de Portugal, para além do reconhecimento favorável por parte de responsáveis do Governo e da Segurança Social de Portugal.

É um projecto que dignifica e fortalece a SSVP.

 

A QUEM VAI SERVIR?

A Casa Ozanam destina-se a acolher os mais pobres

    – Os idosos sem família e sem amparo;

    – As crianças em risco, abandonadas e oriundas de famílias mal estruturadas; 

    – Os sem abrigo;

    – As famílias com deficientes;

    – Os jovens reclusos e toxicodependentes, na fase de reinserção social;

    – As famílias e os jovens que precisam de apoio e de formação, em vista da sua integração no mundo social e do trabalho.

 

A Casa Ozanam destina-se a apoiar os vicentinos na sua acção, ajudando a que todos os pobres se promovam e integrem, como cidadãos de direito e de mérito.

 

COMO FUNCIONA?

A Casa Ozanam é um projecto que se desenvolve em três fases:

– A 1ª em fase adiantada de construção é o Centro Comunitário ou Casa Mãe. Aí se localizam os serviços administrativos, a residência para a comunidade que governará a casa, a cozinha geral, o espaço de formação e de apoio domiciliário e o acolhimento. Constitui a unidade central de apoio aos restantes polos, sendo já uma valência na ajuda aos sem-abrigo e na formação de jovens.

– A 2ª fase, com projecto já elaborado, será uma unidade residencial para idosos e casais idosos.

– A 3ª fase a edificar a seguir, será uma unidade para acolhimento de crianças em risco e/ou sem família, ao mesmo tempo que apoiará as famílias que têm crianças deficientes.

 

A Casa Ozanam será ainda dotada de uma Capela e de um auditório polivalente, destinados a apoiar todo o complexo nos seus objectivos e no serviço prestado, além de contribuir para a formação e aproximação dos vicentinos, pela realização de encontros, retiros e outros eventos de carácter regional, nacional e internacional.

 

ONDE SE LOCALIZA?

A Casa Ozanam localiza-se em Gueifar, S. João de Ver, Santa Maria da Feira, num espaço com cerca de 42.000 m2, doado aos vicentinos para esse efeito.

Dista cerca de 30 km das cidades do Porto e de Aveiro, localizando-se assim no espaço geográfico da Diocese do Porto e na área jurisdicional do Distrito de Aveiro.

É um local arborizado, aprazível e de grande beleza, propício ao descanso do corpo e à contemplação de espírito. Local onde o humano se cruza com o Divino, no serviço que é prestado e na vivência da caridade e da partilha fraterna, que aí se abservam e intensificam.

É um espaço de encontro entre o Céu e a Terra! 

 

MORADA

Rua Da Escola, 5, S. João De Ver, AVEIRO 4520

Tel: 256 18 13 14  f: 256 18 13 16